A imagem mostra mãos segurando um tablet, com a página inicial do Pinterest aberta. Há donuts, sucos e posts its pela mesa.

Como vender no Pinterest e divulgar meu negócio

O Pinterest é conhecido como a mídia social ideal para buscar referências, tutoriais e inspirações, principalmente nos segmentos de decoração, beleza e culinária. 

Mas, você sabia que pode utilizá-lo como um canal de tráfego qualificado para conversão? É isso mesmo! Neste artigo a gente explica passo a passo para construir uma audiência qualificada na plataforma e apresentamos várias dicas de como vender no Pinterest.

Vamos lá?

Pinterest para empresas 

Há inúmeros motivos para usar o Pinterest nas ações de marketing digital da sua loja virtual. As principais vantagens são: aumentar o tráfego para seu site, expandir a audiência e melhorar as vendas. 

Pesquisas veiculadas pela plataforma indicam que “89% das pessoas usuárias que acessam o site semanalmente o utilizam para inspirar suas jornadas de compras” e “quem compra no Pinterest gasta 50% a mais do que em outras plataformas”. 

Além das conversões diretas, a geração de tráfego ajuda em outras métricas importantes, como estratégias de SEO e autoridade de domínio do site. 

Como vender no Pinterest 

Antes de criar conteúdos para este canal, lembre-se que o que está em jogo é qualidade do que é publicado. Tenha em mente que nós estamos falando de uma mídia social que funciona por buscas, ou seja, as publicações ficam sempre disponíveis.

Aposte em conteúdos inspiradores e relevantes para sua audiência!  São vários formatos disponíveis (pin, ideia pin, vídeo, pastas) para encantar e informar. Confira dicas práticas focadas em vendas:

  • Faça a integração da sua loja virtual com o Pinterest e não se esqueça de subir o catálogo de produtos; 
  • Insira links monitorados para sua loja virtual nos conteúdos e adicione os produtos pelo recurso ‘Shop the look’; 
  • Crie conteúdos em diversos formatos (pin, ideia pin, vídeo, pastas) e observe quais interesses predominam em cada categoria; 
  • Faça um cupom de desconto exclusivo para mensurar quem veio pela plataforma e incentivar o público a comprar; 
  • Produza pins exclusivos sobre os produtos, mostrando o uso em diferentes ambientes, contextos e combinações;
Captura de tela de gráficos e interesses do público do Pinterest
Informações sobre categorias e interesses do público do Pinterest. Imagem: captura de tela do Analytics, janeiro de 2022.
  • Capriche na primeira frase da descrição, afinal, são as primeiras palavras que aparecem nos dispositivos móveis;
  • Aproveite as sazonalidades (estações do ano, volta às aulas, etc.) e datas comemorativas para criar pins especiais, mostrando as soluções da sua loja. 

Como há vários formatos diferentes dentro do Pinterest, explicamos quais são as melhores práticas para cada um deles. 

Ideia pin

Os Idea Pins surgiram em 2021 e tornaram-se um sucesso na plataforma. Assim como o pin padrão, ficam sempre disponíveis e aparecem no início da página inicial (quando não há catálogo disponível). 

Os formatos aceitos são os vídeos curtos, de até 60 segundos ou carrosséis com até 20 imagens estáticas. Você também pode mesclar os formatos e acrescentar textos personalizados em cada uma das telas. 

Antes de publicar, selecione até 10 interesses (funcionam como palavras-chave) relacionados ao conteúdo. Esse formato não permite links, mas há um campo para descrever itens ou fazer uma lista.

Pin

O formato pin permite link, vinculação à produtos e descrição. Utilize o campo de texto pensando em termos que são buscados no Pinterest.

Ainda não há um planejador de palavras-chave na plataforma, como os que conhecemos para produzir posts de blog. Então, a dica é utilizar o campo de busca e analisar atentamente os termos vinculados.               

Exemplo de buscas no Pinterest. 

Formato de pins:

  • Vertical, na proporção de 2:3;
  • Escolha uma imagens ambientizada em que os produtos aparecem em destaque;
  • Inclua o logotipo da loja virtual;
  • Utilize frases curtas e objetivas;
  • Coloque um link monitorado para o destino, de acordo com a finalidade do pin (categoria, produto, página institucional, etc);
  • Para a descrição, faça títulos de até 100 caracteres e capriche na primeira frase da descrição, que pode ter no máximo 500 caracteres.
  • Utilize a ferramenta ‘Shop the look’ e vincule os produtos que aparecem na imagem, assim você aumenta suas chances de vender no Pinterest! 
A imagem mostra um pin com 3 produtos vinculados.
Exemplo de pin com vinculação de produtos que aparecem na imagem.

Pastas

Os conteúdos produzidos são organizados em pastas temáticas e subpastas. Na versão desktop, há três opções de filtros de busca: por pessoas, pastas ou pins. Portanto, escolha nomes e descreva as pastas pensando nas pessoas usuárias!

Exemplo de pasta de inspiração no Pinterest.

Outra estratégia interessante de marketing digital no Pinterest é colocar o nome da sua loja virtual junto ao título das pastas. Essa ação ajuda a fortalecê-la no mercado e nos mecanismos de busca. 

Já segue a Grão no Pinterest? Clique aqui e conheça nosso perfil!

Catálogo 

A opção catálogo é um ótimo recurso para lojistas que querem vender no Pinterest. Depois de fazer a integração com o site, instale a tag da plataforma e faça o upload dos produtos. Assim, eles ficam disponíveis em uma aba específica do perfil.

Pinterest Ads 

Com a chegada do Pinterest Ads no Brasil, em abril de 2021, a plataforma aumentou as possibilidades de alcance para lojistas. 

A imagem mostra uma tela de computador com o Pinterest Analytics aberto.

Os anúncios têm foco em imagens e trazem opções de reconhecimento, consideração, conversão e vendas off-line. Já as ferramentas de segmentação incluem: segmentação automatizada, dados demográficos, interesses, lista de clientes e comportamentos semelhantes.

Como analisar resultados e métricas

Agora que você já aprendeu como se posicionar e vender no Pinterest, veja quais são as formas de analisar os resultados e entender o desempenho de conteúdos orgânicos ou pagos.

Analytics

Na plataforma você encontra informações sobre impressões, engajamento, público, cliques de saída e cliques nos pins. Há filtros de período, tipo de conteúdo, idade, gênero e formatos. 

O campo “Conversion Insights” está em desenvolvimento, mas exibe informações sobre o desempenho das campanhas criadas no Pinterest Ads. Lá você encontra números de visitas à página, adição no carrinho, valor médio do pedido e número de compradores (número total de pessoas que concluíram uma compra). 

Google Analytics

Verifique a lista de produtos que foram vendidos via Pinterest pelo Google Analytics.

Para isso, acesse: Conversões > Comércio eletrônico > Desempenho de produto. No campo “dimensão secundária”, escolha a opção com “origem/meio”. Depois, clique no campo “avançado”, insira o termo “pinterest” e clique no botão “aplicar”. 

A lista de produtos vendidos aparece com o nome cadastrado no site e o valor da compra. 

De grão em grão

Gostou das nossas dicas sobre como vender no Pinterest? Aproveite para seguir o perfil da Grão e inspire-se com nossos conteúdos! 

Usamos a comunicação para semear boas ideias e oferecemos serviços de consultoria para pequenos negócios e planejamento de conteúdo.
Artigos criados 9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo