Legendas para posts: 7 dicas

Desenvolver boas legendas para posts nas mídias sociais pode ser um desafio para quem está começando a divulgar uma iniciativa – negócios, marcas, serviços, projetos ou eventos – ou para para quem produz conteúdo para o mesmo segmento há muito tempo.

Em ambos os casos, ter um bom repertório e conhecer ferramentas podem ajudar com o processo de criação e otimizar tempo, evitando erros e refações. Pensando nisso, reunimos algumas dicas práticas para criar legendas para posts e fazer um planejamento que contemple conteúdos variados. Confira!

1. Entenda o canal

Para onde você está criando legendas? Pense nas preferências e no comportamento do público.

Lembre-se que em cada mídia social há formatos diferentes para texto, seja pelo limite de palavras ou características da plataforma.

No Instagram, por exemplo, o limite é de 2200 caracteres e 30 hashtags. Já no Pinterest as legendas dos Pins podem ter até 100 caracteres nos títulos e 500 na descrição. 

2. Primeira versão

Faça a primeira versão das legendas em alguma plataforma de texto com ferramenta de revisão integrada. Verifique se está ativa para seu idioma e atente-se às palavras sublinhadas para correção. 

As ferramentas não são 100% eficazes, mas quase sempre indicam os erros ortográficos mais comuns ou quando há palavras duplicadas.

3. Sinônimos

A repetição é essencial nas estratégias de marketing digital, mas é possível falar a mesma coisa de forma diferente. Diversifique legendas curtas utilizando sinônimos para não repetir termos comuns no seu universo semântico.

Dica: acesse o “Dicionário de sinônimos” e salve nos favoritos para consultar sempre que quiser! 

4. CTA em legendas

No final das legendas acrescente um call-to-action (chamada para ação) que destaque informações relevantes para a persona ou leve para outros canais da empresa/marca.

Exemplos:

“Compre no site com 30%OFF ”

“Cadastre-se na newsletter e receba conteúdos exclusivos”

“Envie esse post para uma amiga empreendedora”

5. Interação

A melhor forma de conhecer seu público é interagindo com ele, certo? Faça perguntas no final da legenda para estimular a audiência a interagir e se conectar com seu perfil.

Exemplos:

“Quais ferramentas de revisão textual você conhece? Compartilhe com a gente!”

“Qual sua principal dificuldade na hora de criar conteúdos?”

6. Revisão

Deixe a legenda ‘descansar’ e faça uma revisão atenta antes de publicá-la. Se não houver tempo, faça uma leitura em voz alta. É uma técnica simples, mas que ajuda a identificar erros comuns. 

E, na dúvida, lembre-se que há vários sites e ferramentas gratuitas úteis, como o dicionário Priberam e a ferramenta de conjugação.

7. Planejamento

Para evitar repetições de assuntos nas legendas, faça um planejamento prévio do que será abordado em cada publicação.

Criar uma linha editorial é uma estratégia eficaz para abordar temas relevantes para o universo da marca, mas em dias/momentos diferentes. Apresente sua empresa, fale sobre produtos e destaque quais os pilares e a essência da sua marca.

Continue aprendendo

Aqui no blog da Grão você encontra várias dicas sobre criação para mídias sociais e divulgação de projetos! Confira nossos artigos:

Usamos a comunicação para semear boas ideias e oferecemos serviços de consultoria para pequenos negócios e planejamento de conteúdo.
Artigos criados 9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo